quinta-feira, 14 de julho de 2011

Lançamento do Livro “Paulo Moura–Um Solo Brasileiro” de Halina Grynberg


Paulo Moura – Um solo brasileiro (incluindo o CD "Fruto maduro")
Paulo Moura, um solo brasileiro (Casa da Palavra) reúne uma série de entrevistas inéditas em tom coloquial, íntímo e profundo, que brota da relação conjugal e profissional do músico com a autora Halina Grynberg, sua mulher por 26 anos. Nessas conversas são revistas histórias e reflexões sobre a carreira e o destino profissional deste que é um dos maiores nomes da música instrumental mundial, o clarinetista e saxofonista, compositor e arranjador Paulo Moura (1932 – 2010).
No livro, Paulo revela sua relação com a família, tradições musicais que o marcaram, inovações estéticas que vanguardeou, reflexões conceituais sobre o seu savoir-faire profissonal, e a devoção intensa à arte e ao desejo de criar um solo brasileiro; uma música instrumental popular brasileira feita da miscigenação do samba, choro, música erudita e jazz brasileiros - iluminada pela rítmica afrobrasileira que jamais cansou de refinar.

O livro, em edição bilíngüe, conta ainda com o CD inédito Fruto Maduro, produzido por André Sachs, que conjuga 10 músicas de Paulo Moura, resultado de seus mais recentes experimentos musicais.


”Este livro é a história de um grande músico brasileiro, o que já bastaria para ser lido, recomendado e festejado. Mas não é só isto. Também é a história de uma época e dos seus personagens, de certo Brasil e suas promessas e triunfos e frustrações. E não é só isto. Também é uma aula magna de música, nas palavras de alguém que sempre entendeu e soube explicar o que fazia, praticou o que teorizava e conseguia melhor do que ninguém combinar técnica e sentimento, erudição e coração. E não é só isto. Também é o retrato de uma personalidade fascinante, cuja serena sabedoria é captada com afetuosa precisão. Quer dizer, esta também é uma história de amor. Quatro livros em um e um melhor do que o outro. Negocião.

(Luis Fernando Veríssimo)


Incluido tb no livro está o CD “Paulo Moura & André Sachs – Fruto Maduro” com 10 músicais inéditas feitas em conjunto com o produtor André Sachs e a direção Ritmica de Laudir de Oliveira.

participações muito especiais de Alex Meirelles, Andrea Ernest Dias, Benita Michahelles, Benjamim Bentes, Bidu Cordeiro, César Conti, Cliff Korman, Daniela Spielmann, Gabriel Grossi, Greg Wilson, Humberto Araujo, Jorge Pescara, José Arimatea, José Carlos "Bigorna", Jovi Joviniano, Lui Coimbra, Luiz Bertoni, Marlon Sette, Nema Antunes, Paulinho Black, Reyson Huguenin, Ricardo "Magoo", Rodrigo Munhoz e Rodrigo Sha
http://www.casadapalavra.c​om.br/livros/424/Paulo+Mou​ra,+um+solo+brasileiro

convitelancamentoargumento

Nenhum comentário: