quinta-feira, 22 de dezembro de 2011

Paulo Moura, tardes musicais

 

Lia Machado Alvim | 10.10.2011

Já passou pouco mais de um ano da morte do compositor e instrumentista Paulo Moura. Nos últimos meses, alguns lançamentos iluminaram um pouco mais como era a rotina deste músico que deixou sua marca na composição de sambas, choros e gafieiras, na execução de temas de outros autores e em muitos arranjos.
Um livro e dois CDs dão uma ideia de como a música era o ar de Paulo Moura. “Paulo Moura - Um solo brasileiro”, livro escrito por sua mulher, a psicanalista Halina Grymberg, nasceu a partir de entrevistas que fez com o clarinetista e saxofonista ao longo de um ano e meio. De uma simples pergunta um Paulo vasculhando a fundo sua memória, trazendo vários fatos e sua visão do mundo que o rodeava desde a infância... Sempre com muita música.

O livro apresenta também um CD póstumo: “Fruto maduro”, com composições que Paulo Moura criou com o guitarrista André Sachs nos encontros semanais que mantinham. Eram tardes em que Paulo Moura se dirigia ao apartamento do guitarrista e compositor para discussões musicais.

Um outro lançamento que mostra o que Paulo Moura fazia em outros dias da semana é o disco “Alento”. Às tardes, o músico trocava experiências sonoras com colegas como Alex Meirelles, Zama, Paulo Martins e Ricardo Feião, grupo conhecido como Teatro do Som.

A música apresentada nesta edição do Todos os Sons tem o RG de Paulo Moura, mas também revela algo não muito comum em sua obra: um quê de experimentação, de criação e tocar livremente.

escute o programa aqui…

http://www.culturabrasil.com.br/generos/bossa-nova/paulo-moura-tardes-musicais-4

Nenhum comentário: